7 de Abril de 2019 / Dicas para Formandos, Dicas para seu Evento, Formaturas

      Dicas para organizar a sua festa de formatura!

      A

      Anos se passaram. Muitos trabalhos, provas e estresse envolvido. Mas também muitos amigos e experiências novas e inesquecíveis. Só quem já passou por uma graduação sabe a gratidão das conquistas nesse período. TCC entregue. Mas e agora?

      Uma comemoração é sempre válida. Seja em casa, um jantar, um almoço, uma festa pequena ou uma de arromba (apesar da expressão, entendemos de festas para jovens, ok?).

      Esse post é para você que deseja organizar uma festa de formatura e não sabe por onde começar:

      1- Coloque o orçamento no papel
      É importante decidir o quanto você pode gastar. Não esqueça de deixar uma margem – principalmente para cima  – porque imprevistos podem, e provavelmente, vão acontecer.

      2 – Contrate uma cerimonialista
      O período do fim da faculdade sobrecarrega qualquer pessoa. Além de você ter que lidar com TCC, horas complementares, provas e trabalhos finais, você tem que administrar toda a carga emocional que o encerramento desse período produz. Agora imagine tudo isso e ainda ter que organizar uma festa de formatura. Por isso, aqui vai uma dica de amigo: contrate um(a) cerimonialista. Não é à toa que existe uma profissão só para isso, não é mesmo? Invista em uma!

      3- Faça a lista de convidados

      Antonio Carlos Jobim já avisou: é impossível ser feliz sozinho. Faça uma lista de pessoas importantes para você e que te acompanharam nessa jornada. Convide quem torceu por você, quem não te deixou desistir e quem certamente irá aplaudir suas conquistas futuras. Esse momento é importante para decidir o porte da festa que você vai fazer.

      Formatura Betina Predebon – Psicologia – PUCRS

      carlosferrari-fotografia-dicas-para-formatura-pucrs-ondontologia-bento-goncalves-vinicola-marcoluigi-laise-luchese-vale-dos-vinhedos-serragaucha_401 carlosferrari-fotografia-dicas-para-formatura-ucs-medicina-bento-goncalves-luizagudde-vale-dos-vinhedos-serragaucha_2046

      carlosferrari-fotografia-dicas-para-formatura-ucs-medicina-bento-goncalves-centro-de-eventos-marco-luigi-lorenca-gehlen-vale-dos-vinhedos-serragaucha_1630

      4- Decida o local

      Essa etapa tem uma importância gigante! O espaço em que será comemorada a sua formatura vai dizer sobre você e sobre o tipo de festa que deseja. Confira fotos de alguns locais que já realizamos formaturas na serra gaúcha e de Porto Alegre:

      Formatura Betina Predebon – Psicologia – PUCRS Formatura Betina Predebon – Psicologia – PUCRS Formatura Betina Predebon – Psicologia – PUCRS

      carlosferrari-fotografia-dicas-para-formatura-pucrs-arquitetura-porto-alegre-dry-moments-drinks-taise-arioli_606
      Dry Moments & Drinks
      carlosferrari-fotografia-dicas-para-formatura-pucrs-ondontologia-bento-goncalves-vinicola-marcoluigi-laise-luchese-vale-dos-vinhedos-serragaucha_201
      Vinícola Marco Luigi, Vale dos Vinhedos
      carlosferrari-fotografia-dicas-para-formatura-pucrs-ondontologia-bento-goncalves-vinicola-marcoluigi-laise-luchese-vale-dos-vinhedos-serragaucha_176
      Vinícola Marco Luigi, Vale dos Vinhedos
      carlosferrari-fotografia-dicas-para-formatura-pucrs-ondontologia-bento-goncalves-vinicola-marcoluigi-laise-luchese-vale-dos-vinhedos-serragaucha_356
      Vinícola Marco Luigi, Vale dos Vinhedos
      carlosferrari-fotografia-dicas-para-formatura-ucs-medicina-bento-goncalves-centro-de-eventos-marco-luigi-lorenca-gehlen-vale-dos-vinhedos-serragaucha_002
      Centro de Eventos Marco Luigi, Vale dos Vinhedos
      carlosferrari-fotografia-dicas-para-formatura-ucs-medicina-bento-goncalves-centro-de-eventos-marco-luigi-lorenca-gehlen-vale-dos-vinhedos-serragaucha_011
      Centro de Eventos Marco Luigi, Vale dos Vinhedos
      carlosferrari-fotografia-dicas-para-formatura-ucs-medicina-bento-goncalves-centro-de-eventos-marco-luigi-lorenca-gehlen-vale-dos-vinhedos-serragaucha_183
      Centro de Eventos Marco Luigi, Vale dos Vinhedos

       

      5- Marque salão de beleza

      Essa dica é especialmente para as mulheres (simplesmente por maioria e não porque os meninos também não possam ter um dia de beleza, ok?). É importante que seja um salão em que você sinta-se bem e confie no trabalho. Marque bem antes para não ter imprevistos e calcule que você deve estar pronta, pelo menos, duas horas antes de quando você precisará estar na colação de grau ou na festa (caso as duas ocasiões sejam em dias diferentes).

      20190105_carlosferrari_formatura_lauratorres_009 20190105_carlosferrari_formatura_lauratorres_044

      carlosferrari-fotografia-dicas-para-formatura-ucs-bento-goncalves-vale-dos-vinhedos-serragaucha_191 carlosferrari-fotografia-dicas-para-formatura-ucs-bento-goncalves-vale-dos-vinhedos-serragaucha_131

      6-Escolha a decoração (e quem vai fazer isso)

      Momento de contratar uma decoradora e dizer o que você espera da sua noite (ou dia!). Flores? Quais cores? Será temática? Luzes? E lembre-se: você vai querer guardar esse momento para sempre, por isso, atente-se em ter um local bacana para fazer fotos posadas. Buscar referências visuais é sempre um bom começo.

      Formatura Betina Predebon – Psicologia – PUCRS

      carlosferrari-fotografia-dicas-para-formatura-ucs-medicina-bento-goncalves-luizagudde-vale-dos-vinhedos-serragaucha_046

      7- Escolha comidas e bebidas

      Pode ser um jantar/almoço completo, coquetel volante, petiscos, finger foods. Você deve decidir isso junto ao local escolhido. Não deixe para ver isso em cima da hora, porque essa é uma parte que resultará em várias reuniões e orçamentos. Para as bebidas, mesma rotina. Avalie sua lista de convidados e o tipo de festa que você quer ter para decidir esses itens. E atenção ao seu orçamento. Avalie bem o contrato quando for assiná-lo para não ter surpresas.

      8- DJ
      Essa é uma parte muito importante da sua festa de formatura, não é mesmo? Por isso escolha bem quem irá comandar as pick-ups da sua noite/dia ou se será uma banda, por exemplo. Antes do evento, oriente esse fornecedor com as músicas que, na sua opinião, não podem faltar. Lembre-se de acertar detalhes, como  por quanto tempo eles trabalharão.

      carlosferrari-fotografia-dicas-para-formatura-ucs-medicina-bento-goncalves-centro-de-eventos-marco-luigi-lorenca-gehlen-vale-dos-vinhedos-serragaucha_2429 carlosferrari-fotografia-dicas-para-formatura-ucs-medicina-bento-goncalves-luizagudde-vale-dos-vinhedos-serragaucha_2581

      9- Faça os convites

      Dados imprescindíveis: seu nome, curso em que você está se formando, data, horário, local e rsvp (para, pelo menos, duas semanas antes da festa).

      Dados importantes de colocar: sugestão de presente (se houver) e traje.

      10 – Divida as mesas

      Como você colocou no seu convite para que as presenças sejam confirmadas, a essa altura você já terá noção de quantas pessoas irão comparecer e já pode organizar as mesas – caso haja.

      11 – Check list
      Veja se está tudo ok, confirme fornecedores. Faça isso uns três dias antes do evento, pois caso haja alguma intempérie, você ainda terá alguns dias para resolver. Agora é só aproveitar, e muito!

      ATENÇÃO! Pensou que terminamos por aqui? Não citamos nos passos anteriores porque queríamos dedicar um espaço exclusivo para essa importante decisão. O momento da escolha de um fotógrafo sua festa de formatura. Talvez você não veja a relevância disso até que seu momento especial tenha acabado. As memórias às vezes nos deixam na mão, não registrando por muito tempo minuciosos detalhes, como sorrisos e abraços de pessoas queridas em um momento importante para você.

      Na hora de escolher o profissional que irá eternizar sua comemoração, você precisa conhecer, compreender e compactuar com o conceito de trabalho realizado. Isso porque cada um tem seu estilo e você deve optar por aquele que combina mais com você e com a visão que você quer ter da sua festa.

      Mas contrato um fotógrafo para que momento? Colação? Só para a festa? Também faço o making off? Sim, sim e sim. Pode parecer exagerado agora. Mas quando você tiver fotos profissionais desses momentos, você irá entender essa nossa opinião.

      Se você se formar com uma turma grande, por exemplo, o fotógrafo escolhido pela comissão deverá trabalhar para diversos alunos. Talvez ele não capte a sua lágrima durante a homenagem aos pais, quem sabe ele não registre o seu grito de vibração quando o cerimonialista chamar o seu nome. Com um fotógrafo para chamar de seu, todos esses momentos serão eternizados.


      Caso você opte por fazer um ensaio pré formatura ou pré colação de grau, escolha um lugar que te represente. Ao ar livre, biblioteca, o pátio da sua faculdade, por que não uma foto no bar onde você afogou as mágoas no fim de semestre e comemorou aquela aprovação?

      carlosferrari-fotografia-dicas-para-formatura-pucrs-ondontologia-bento-goncalves-vinicola-marcoluigi-laise-luchese-vale-dos-vinhedos-serragaucha_054 carlosferrari-fotografia-dicas-para-formatura-pucrs-ondontologia-bento-goncalves-vinicola-marcoluigi-laise-luchese-vale-dos-vinhedos-serragaucha_061 carlosferrari-fotografia-dicas-para-formatura-pucrs-ondontologia-bento-goncalves-vinicola-marcoluigi-laise-luchese-vale-dos-vinhedos-serragaucha_076

      E para a festa, nem se fala da importância do fotógrafo. Nossa dica é que você dedique algum tempo, no início da festa, somente para fazer muitos cliques, dançando, curtindo, aproveitando, posando. Tudo isso para depois ficar “livre” para, simplesmente, aproveitar sua noite, como você merece.

      E então? Ficou alguma dúvida? Tem alguma dica para compartilhar conosco? Deixa aqui nos comentários! 🙂

      Fechar Menu